Aborto

Bem, como já sabem um filho na adolescência traz muitas complicações, não só psicológicas e sociais, como físicas. Com físicas não queremos falar à cerca do peso, mas sim das complicações que poderão ocorrer durante a gestação. Uma adolescente, na casa dos 14 aos 19, não está ainda devidamente preparada para originar um novo ser, pois o seu corpo não têm ainda as chamadas "condições necessitadas" para uma gravidez saudável. Sendo assim, uma gravidez de risco, tanto para a mãe, como para o feto.

Mas a interrupeção voluntária da gravidez, ou Aborto, têm algumas consequências que devem ser tomadas em conta antes de qualquer decisão.


  •  O que é o aborto?
O aborto ou a interrupção voluntária da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte. Provoca o fim da gestação e consequentemente o fim da vida do feto mediante técnicas médicas e cirúrgicas.

  • Onde e como se faz o aborto?
 Quando a mulher tem intenções de fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), tem de se dirigir ao seu Centro de Saúde.A equipa que a receber tem, em primeiro lugar, de efectuar um teste de gravidez, caso a mulher ainda não o tenha feito, para confirmar a mesma.Seguidamente é marcada uma consulta para o seu médico de família onde será efectuado o historial pessoal e clínico. Estes dados são inseridos num programa comum com o Hospital. Já no Hospital, têm lugar as consultas. Em cada uma, serão efectuados diversos exames e ponderadas algumas situações.

Mas a interrupeção voluntária da gravidez, ou Aborto, têm algumas consequências que devem ser tomadas em conta antes de qualquer decisão.
Consequências
    Psicológicas:
Ø Trauma
Ø Stress
Ø Depressão
Ø Problemas em futuras relações
Ø Remorsos
Ø Arrependimento
Ø Desamparo/desespero
Ø Incapacidade de se auto-perdoar
Ø Raiva
Ø Ansiedade
Ø Tentativas de suicídio
Ø Disfunção sexual
Ø Consumo de tabaco, álcool e drogas
Ø Desordens alimentares
Ø Sentimentos de culpa
Ø Medos
Ø Pesadelos

         FÍSICAS:

Ø Dor intensa
Ø Morte
Ø Infecções
Ø Hemorragias
Ø Coágulos de sangue
Ø Endometrite (inflamação da mucosa uterina)
Ø Perda de peso e apetite
Ø Vómitos
Ø Choro e nervosismo
Ø Cancro da mama, cervical, dos ovários e do fígado.
Ø Febre/suores frios
Ø Perfurações e lacerações uterinas e cervicais
Ø Doença pélvica inflamatória
Ø Esterilidade
Ø Choques e comas
Ø Exaustão e Insónias